O uso de tecnologias de forma integrada
ao currículo, web currículo, é uma realidade em muitos lugares, e por sinal,
com inúmeros resultados positivos. Em nossa região, principalmente em Marabá, o
desafio maior é a questão estrutural, como podemos perceber em nossas escolas a
falta dos computadores, da internet e outros equipamentos bem como as
burocracias administrativas que impõem grandes entraves.
Usar as tecnologias de forma integrada
ao currículo é o desafio do momento. Uma das principais formas de a tecnologia
estar presente no currículo é a adesão e inclusão dessa proposta no projeto
pedagógico da escola, que deve ser pensado, discutido, aprovado e experimentado
por todos. Ainda há incompreensões e rejeições por parte de gestores e
educadores quanto à cultura digital na escola.
A execução do projeto Uso consciente da água está se dando em etapas, na sala de aula, na
sala de informática, nos pátios interno e externo do N.E.I. e no bairro. As
estratégias foram pensadas e elaboradas de acordo com o plano de curso da
escola. Os conteúdos a serem trabalhados no período, de maneira multidisciplinar,
trarão a temática da água e meio ambiente. Estão sendo utilizadas as tecnologias disponíveis no
laboratório como: vídeos, computadores, softwares, programas educativos,
celular, músicas, som e a web. A experiência está se dando na turma do Jardim
II A, professora Nazaré.
Acesse o link e assista à palestra: https://www.youtube.com/watch?v=0T-3pw3IhSQ&feature=youtu.be
Currículo e Tecnologia -
Como integrar? – vídeo EaD Escola Digital
Permeados pela cultura digital, nós educadores não podemos fechar os olhos para a influência dos conhecimentos que são possíveis de ser construídos utilizando a interatividade da Web. Por isso, temos também que repensar a nossa forma de pensar o currículo escolar e ter um olhar na perspectiva do Web Currículo.
ResponderExcluir